.


Planos e Projetos

Página Inicial | SETUR 31-01-23


(Galinhos - Acervo Galinhos)

Plano de Marketing

Para elaboração e desenvolvimento do Plano intitulado “Planejamento Estratégico e Marketing para o Turismo do Rio Grande do Norte”, a empresa Solimar International e a empresa Green Team Global, em parceria, reuniram uma equipe de especialistas brasileiros e internacionais com larga experiência e domínio em planejamento e gerenciamento de projetos, incluindo expertise em turismo e marketing.

A empresa Solimar foi a empresa líder, enquanto a Green Team prestou seu apoio como consultora coadjuvante. Durante o desenvolvimento, as equipes permanentes das empresas e os contratados propuseram soluções para um número expressivo de desafios, incluindo o declínio do turismo internacional e doméstico que vem acontecendo no estado do Rio Grande do Norte, bem como a quase inexistência de dados estatísticos confiáveis que pudessem garantir o suporte necessário à tomada de decisões no que concerne ao marketing no turismo.

Compreendendo que o turismo é uma indústria diversificada com uma variedade de partes interessadas e interligadas, a equipe empregou uma abordagem colaborativa que envolveu as partes interessadas do setor público e privado. Utilizou os insumos das organizações sem fins lucrativos, setor acadêmico e residentes locais. Ao longo do projeto, a equipe fez contato com um grande número de interlocutores locais com o intuito de obter seus insumos e comentários sobre o processo de planejamento estratégico.

Isto aconteceu através de uma série de 20 Oficinas em todos os Polos, de março de 2016 a março de 2017, além de reuniões técnicas e entrevistas. Além das metas que foram priorizadas e identificadas como chave para o desenvolvimento turístico dos Polos a curto e médio prazo, também foram discutidos e identificados os desafios e oportunidades. Todas as colocações e informações geradas pelos participantes das oficinas dos Polos foram utilizadas na avaliação da oferta turística dos municípios que compõem os Polos, bem como para a etapa de diagnóstico.

Os produtos produzidos pela consultoria podem ser acessados abaixo:

Produto 01:
Oferta

Download

Produto 02:
Estudo de Demanda

Download

Produto 03:
Diagnóstico do Turismo do RN

Download

Produto 04:
Estratégia

Download

Produto 05:
Plano de Marketing

Download

Produto 06:
Plano de Investimentos

Download

Produto 07:
Relatório Final Consolidado Produto

Download

Produto 08:
Relatório Síntese

Download

Projeto de Dinamização

O Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo nos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, cujo objetivo teve como objetivo apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável como vetor de desenvolvimento local nessas localidades.

No decorrer do projeto, foram implementadas uma série de ações para promover a melhoria da qualidade dos serviços, qualificar a experiência turística, valorizar a produção local e divulgar a região enquanto destino integrado. Todas essas ações seguiram uma lógica estratégica que fortaleceu o posicionamento do território enquanto destino turístico.

O Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo é fruto do Contrato RN Sustentável 062/2017 firmado entre o IABS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com financiamento do Banco Mundial.

Produto 1 - Avaliação Situacional do destino

Download

Produto 2 -Diagnostico Detalhado_04Nov

Download

Produto 3 - QualificacaoServicos Revisado_07Mai

Download

Produto 4 -Diagnostico Cadeias Produtivas e Estratégias de Comercialização

Download

Produto 5 -Inclubação de Negócio Social direcionado ao Mercado Turístico_final

Download

Produto 6 - Criação da Identidade Visual do destino (1)

Download

Produto 7 - Criação de paginas nas redes sociais

Download

Produto 8 - EncontroComercial _24OutVF

Download

Produto 9 - Seminario Final_Completo_com_Anexos

Download

Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável – PDITS

O Governo do Estado elaborou em 1998, um Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico, com apoio financeiro da EMBRATUR, com o objetivo de definir uma estratégia para o desenvolvimento da atividade turística no Estado, e ao mesmo tempo servir de “Marco Lógico” para o PRODETUR/RN II.

O Plano previa o processo de interiorização, com investimentos nos principais municípios de interesse turístico, com metas de grande importância para a economia do Estado. Ao avaliar o PRODETUR/NE, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) entendeu que os investimentos realizados pelos Estados na primeira fase do programa não foram suficientes para garantir a consolidação da atividade turística na região, propondo manter as áreas de investimentos dentro do mesmo espaço beneficiado, completando e complementando as ações.

Assim, os estados se comprometeram a elaborar novos Planos, dentro da área de planejamento determinada pelos impactos gerados pelos investimentos da primeira fase do programa, e em 2002 foram elaborados os PDITS, Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável.

Em resumo, o PDITS contém a descrição da área de planejamento, apresenta um estudo da dinâmica socioeconômica da região, os aspectos ambientais, institucionais, a infraestrutura, a oferta e a demanda turística, as atrações, os produtos turísticos, o emprego, o setor privado, o gasto turístico, os investimentos do setor privado, os pontos fortes, os pontos fracos, os riscos e as oportunidades. Além disso, apresenta um plano de ação contendo as propostas a serem contempladas.

Consulte os PDITS:

# Nome Download
1 PDITS - Polo Agreste Trairi
2 PDITS - Polo Costa das Dunas
3 PDITS - Polo Serrano (Vol 1)
4 PDITS - Polo Serrano (Vol 2)
5 PDITS - Polo Costa Branca
6 PDITS - Polo Seridó
7 Produto 3 - Polo Agreste Trairí

Plano de Retomada do Turismo do Rio Grande do Norte

Plano de Retomada do Turismo do Rio Grande do Norte é um documento, lançado em 02 de Outubro de 2020, que reúne orientações básicas de segurança sanitária e ações integradas para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa da atividade turística diante da pandemia.

Foram responsáveis pela elaboração do plano: a Setur e a Emprotur, com apoio do trade turístico, prefeituras e entes como a Fecomércio RN, Senac RN, Sebrae RN, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN) e Sindetur – Sindicato das Empresas de Turismo do RN.

Ao longo de 18 meses, o Plano de Retomada do Turismo promoveu ações em sete vertentes: Protocolos de Saúde; Capacitação (treinamento e consultoria); Comunicação com a sociedade (empresas e turistas); Selo do turismo; Plano de promoção do destino; Cronograma; Alinhamentos com os governos.

Leia o documento completo abaixo: