.


MTur e UFRN ampliam vagas para o curso de Turismo Responsável

Agora, o curso vai contar com 3 mil vagas para qualificar profissionais que atuam no setor. Inscrições vão até 31 de maio

Voltar Página | SETUR 29/03/2024

Boa notícia para quem quer se capacitar ainda mais em 2023: o Ministério do Turismo (MTur) ampliou o número de vagas para o curso de Turismo Responsável. Agora, serão 3 mil profissionais do setor qualificados com o curso de extensão, que é voltado para gestores públicos e privados de turismo, empresários da hotelaria, empreendedores, consultores, profissionais, estudantes, e prestadores de serviços turísticos. Os interessados têm até 31 de maio para realizarem a inscrição.

O curso realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), disponibilizou, inicialmente, 300 vagas. Devido à grande procura, a Pasta, juntamente a UFRN, resolveu abrir mais 2,7 mil vagas, totalizando 3 mil oportunidades. O resultado com a lista dos selecionados será divulgado em junho.

O curso é 100% gratuito e será oferecido na modalidade a distância (EaD), abordando as boas práticas de turismo responsável, com foco em sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística. A qualificação dura 60 horas e está dividida em três módulos, com 20 horas cada um.

CLIQUE AQUI e se inscreva.

Ao final de cada módulo, o cursista será submetido a uma avaliação de conhecimento sobre o módulo estudado. Serão aprovados os cursistas que completarem o estudo dos três módulos de 20 horas cada e com aproveitamento mínimo de 60% nas avaliações. Os participantes que concluírem todo o processo, receberão o certificado.

Saiba o que você vai estudar em cada módulo:

Turismo Sustentável - Este módulo aborda: Turismo Sustentável e Turismo Responsável; Turismo e Agenda 2030; Certificações e premiações em Turismo Sustentável; Gestão do Turismo Sustentável em empreendimentos e atrativos turísticos; boas práticas em Turismo Sustentável.

Turismo de Base Comunitária - Este módulo aborda: Povos e comunidades tradicionais no Brasil; Fundamentos do etnodesenvolvimento e etnoturismo; Turismo, valorização do patrimônio cultural e desenvolvimento local; Turismo de Base Comunitária (TBC): conceito, princípios e diretrizes; Orientações para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária; Especificidades do desenvolvimento do TBC em terras indígenas; boas práticas nacionais e internacionais de Turismo de Base Comunitária.

Segurança Turística - Este módulo aborda: Segurança Turística - definições conceituais e técnicas; Diálogos entre o Turismo Responsável e a Segurança Turística; Segurança Turística para Gestores; Segurança Turística e os eixos de atuação do Programa Turismo Seguro; boas práticas de Segurança Turística no Brasil; Marcos legais de Segurança Turística; Turismo Seguro no Brasil: cenários e perspectivas.

O Processo Seletivo Simplificado para o curso obedecerá ao seguinte cronograma:

Lançamento do curso: 31/03/2023
Realização das inscrições on-line: até 31/05/2023
Divulgação do resultado: 15/06/2023
Início das aulas: 03/07/2023
Encerramento das aulas: 31/08/2023

Para esclarecimentos de dúvidas e informações adicionais, entre em contato através do e-mail brasilnossapraia@gmail.com.

PARCERIA - O curso de Turismo Responsável é uma realização do Ministério do Turismo em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no âmbito do Projeto “Brasil, essa é nossa praia!”, que tem como objetivo orientar a implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade. CLIQUE AQUI e conheça o Projeto.

 

Fonte: Ministério do Turismo