Comitiva portuguesa participa de workshop com representantes do governo do Rio Grande do Norte, abordando temas estratégicos como exportação, energias renováveis e infraestrutura
Voltar Página | SETUR 07/11/2024
No segundo dia de visita ao Rio Grande do Norte, a comitiva portuguesa composta por representantes dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra seguiu com sua agenda de encontros para explorar novas oportunidades de negócios e cooperação sustentável, no Centro de Convenções de Natal (CCN). A delegação foi recebida por setores estratégicos do governo estadual, que apresentaram um panorama abrangente das potencialidades econômicas e sociais da região. O evento foi coordenado pela Secretária de Turismo, Solange Portela.
Durante a manhã, as autoridades potiguares compartilharam informações sobre projetos em andamento e destacaram setores prioritários para o desenvolvimento do estado, abordando temas como infraestrutura, sustentabilidade e inovação. Esse momento serviu para estabelecer um entendimento mais profundo entre os representantes portugueses e as lideranças locais.
Para a governadora Fátima Bezerra, este encontro representa uma oportunidade valiosa de crescimento mútuo: “A parceria com Portugal nos permite não apenas fortalecer laços históricos, mas também fomentar o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos para o nosso povo. Estamos de braços abertos para receber as ideias e os investimentos que vão impulsionar o futuro do Rio Grande do Norte. Essa agenda é inspiradora e promissora. Penso em quanto o povo do Rio Grande do Norte ganha com essa visita para promover ambos os territórios. Fico pensando em quanto essa visita contribui para o fortalecimento e promoção mútua entre o Rio Grande do Norte e Portugal”, destaca a governadora.
À tarde, a programação seguiu com reuniões setoriais direcionadas a temas específicos, incluindo exportação, tributação, energias renováveis, porto, qualificação profissional, oportunidades de parcerias público-privadas e infraestrutura. O objetivo dessas discussões foi fortalecer o diálogo em áreas de interesse comum e identificar possíveis colaborações que possam impulsionar o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico de ambas as regiões.
“Essas reuniões setoriais são uma excelente oportunidade para aprofundarmos o diálogo com nossos parceiros portugueses e trocarmos experiências em áreas estratégicas como exportação, energias renováveis e qualificação profissional. Ao identificar interesses comuns, estamos pavimentando um caminho para colaborações que possam fortalecer tanto o Rio Grande do Norte quanto os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra. Nossa meta é construir parcerias sustentáveis e de longo prazo que impulsionem o desenvolvimento econômico e social de ambas as regiões, sempre com um olhar atento para a sustentabilidade e inovação,” destacou a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela.
O encontro destaca a importância da cooperação internacional para o avanço de iniciativas que beneficiem a sociedade e promovam a sustentabilidade.
“A participação da Sape/RN é uma excelente oportunidade para apresentarmos toda a potencialidade do nosso estado à comitiva portuguesa e deixarmos um canal aberto para trocas de experiências bem-sucedidas. Além disso, vislumbramos a possibilidade de firmar parcerias estratégicas de importação e exportação, o que certamente fortalecerá nossos laços e trará benefícios concretos para ambas as regiões,” enfatizou Guilherme Saldanha, titular da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca,
“Esse tipo de evento fomenta pontos fundamentais, que incluem aspectos sociais, culturais, de turismo e de desenvolvimento econômico. Hoje, temos aqui alguns dos municípios mais relevantes de Portugal, tanto no setor turístico quanto no empresarial. Setúbal, por exemplo, é um município com o melhor e maior porto proporcional de Portugal e abriga a maior empresa construtora de navios da Europa. Realizar nosso desenvolvimento junto ao Rio Grande do Norte é uma oportunidade muito valoriza,” disse Ricardo Oliveira - Adjuto do Pres. Da Câmara Municipal de Setúbal.
A comitiva, composta pelos presidentes das Câmaras Municipais das cidades de Setúbal, Palmela e Sesimbra – a presidência da Câmara Municipal em Portugal corresponde ao cargo de prefeito aqui no Brasil – estará no Rio Grande do Norte até o dia 09 de novembro. Também vieram com eles empresários portugueses do ramo de turismo, energia renovável, agricultura, fruticultura, pesca, infraestrutura, qualificação, entre outros. O objetivo da visita é o intercâmbio de conhecimentos e a apresentação das potencialidades do Rio Grande do Norte em diversas áreas.
"A presença dos investidores portugueses aqui no Rio Grande do Norte representa um momento de grande importância para o fortalecimento dos nossos laços e para a exploração de um potencial ainda latente de exportação, que possui muitas oportunidades de crescimento. Com a futura construção do Porto Verde e o aumento da capacidade de geração de energia limpa, o Rio Grande do Norte estará posicionado para se tornar um importante ponto estratégico. Esse encontro evidencia o reconhecimento, por parte dos investidores portugueses, do papel que o nosso país poderá desempenhar no cenário global, especialmente devido à sua localização privilegiada e proximidade com os principais mercados. Esse diferencial coloca o Rio Grande do Norte em um patamar de destaque que, sem dúvida, abrirá novas perspectivas e oportunidades de desenvolvimento”, disse Silvio Bezerra - Pres. da Comissão Temática de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) – CORIMEX.