Momento em que os representantes das regiões turísticas brasileiras têm oportunidade de aproximação com entidades do setor público e privado do turismo
Voltar Página | SETUR 04/11/2024
Nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, durante o Brazil Travel Market (BTM) 2024, aconteceu o I Seminário de Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo e Rodada de Experiências das Instâncias de Governanças Regionais - IGR’s, eventos organizados pelo Ministério do Turismo para maior integração do Programa de Regionalização do Turismo - PRT. Momento em que os representantes das regiões turísticas brasileiras têm oportunidade de aproximação com entidades do setor público e privado do turismo. Esse modelo de governança fortalece o planejamento e a execução de políticas públicas, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento sustentável do turismo em áreas fora do eixo tradicional.
O BTM se consolida como uma oportunidade única para profissionais do setor trocarem experiências, expandirem suas redes de contato e se atualizarem sobre as principais tendências do mercado de turismo, o que fortalece o relacionamento B2B.
Entre os destaques da programação do BTM teve o Seminário, ocasião em que a secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte marcou presença com a palestra da secretária, Solange Portela. A titular da pasta abordou o tema “O papel da Setur no Fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais”, uma questão fundamental para o desenvolvimento sustentável do turismo e a cooperação entre estados e regiões.
“É gratificante apresentar as ações da Setur/RN junto às IGR’s como exemplo para os demais estados brasileiros. Ter a oportunidade de abordar um tema crucial para o futuro do turismo no Brasil, como: o papel da Setur no fortalecimento das IGR’s, é de grande importância, destacando o chamamento público para celebração de Termo de Colaboração. As Instâncias de Governança Regionais são pilares fundamentais para a interiorização do turismo. Elas permitem uma articulação eficaz entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, promovendo uma gestão compartilhada que leva em consideração as particularidades de cada região. O fortalecimento dessas instâncias de governança nos permite trabalhar de forma integrada, respeitando as particularidades de cada destino, mas com um olhar coletivo, buscando sempre inovação, melhores práticas e resultados consistentes”, destacou a secretária.
Solange também enfatizou o papel estratégico das IGR’s no fortalecimento da interiorização do turismo. “A interiorização do turismo é uma de nossas prioridades, pois acreditamos que todo o estado tem um imenso potencial turístico, seja pela riqueza cultural, belezas naturais ou pelas experiências únicas que podem ser oferecidas. As IGR’s desempenham um papel estratégico ao fomentar o protagonismo das regiões, facilitando o surgimento de novos destinos e a criação de roteiros integrados, que valorizam nossa diversidade e geram oportunidades econômicas em municípios que, muitas vezes, não são os mais conhecidos ", declarou a secretária.
Ainda durante o BTM, reconhecido como o maior evento B2B de turismo do Norte e Nordeste, capacitou agentes e apresentou inovações do mercado. O evento teve dois dias intensos de aprendizado, inovação e conexões estratégicas, reunindo profissionais e empresas de todo o país, em um ambiente propício para parcerias que incluiu a Rodada de Experiências das IGR’s, coordenada pelo MTur.
Assim, a Rodada de Experiências contou com extensa agenda e do RN teve as IGR’s presentes: Costa das Dunas, Do Sertão para o Mar e Costa Branca.
IGR’s presentes na BTM 2024: IGR Cabugi Central; IGR Oeste Potiguar; IGR Vale Mar; IGR Costa das Dunas; IGR Costa Branca; IGR Do Sertão para o Mar; IGR Trairi.