Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul foram destaques entre os 14 destinos brasileiros premiados por suas práticas exemplares de turismo sustentável
Voltar Página | SETUR 22/12/2024
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN), celebra com orgulho mais uma vez o reconhecimento de três destinos turísticos no TOP 100 Stories 2024 da Green Destinations, destacando Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul entre os 14 destinos brasileiros premiados por suas práticas exemplares de turismo sustentável. O anúncio foi feito durante a Conferência Global Green Destinations 2024, realizada online nesta terça-feira (15), consolidando o estado como referência em turismo responsável no Brasil.
Este reconhecimento internacional reforça o compromisso do Rio Grande do Norte com a promoção de um turismo que valoriza tanto a preservação ambiental quanto o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais. Ao serem incluídos no TOP 100 Stories, os destinos também concorrem ao prestigiado Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá na ITB Berlim 2025, a maior feira de turismo do mundo, em Berlim, na Alemanha.
“É com grande alegria e orgulho que recebemos o reconhecimento da Green Destinations para três dos nossos destinos. Esse prêmio reflete o esforço conjunto do governo e das nossas comunidades, gestores municipais e empresários que têm trabalhado incansavelmente para promover um turismo sustentável, preservando o meio ambiente e valorizando nossa rica cultura local. Cada um desses destinos tem características únicas e destaca-se pelo compromisso com a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento social, tornando-se referência para o turismo no Brasil e no mundo, para isso, conta com o apoio do Instituto Del Turismo e Senac/RN", ressaltou a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela.
A titular da pasta do turismo estadual, enfatizou a relevância desse reconhecimento e sua importância para o estado: “O turismo sustentável é um caminho essencial para garantir que as futuras gerações possam desfrutar das belezas naturais e culturais do nosso estado, ao mesmo tempo em que respeitamos e protegemos o nosso patrimônio. Estamos profundamente gratos por esse reconhecimento e continuaremos empenhados em fortalecer essas práticas em todo o Rio Grande do Norte, uma vez que isso vem a somar com os resultados que temos na produção de energia limpa, contribuindo para que o RN seja um destino verde e responsável.”
Iniciativas em destaque dos destinos premiados
Santa Cruz: O imponente monumento de Santa Rita de Cássia se tornou um ícone de desenvolvimento turístico sustentável, transformando a cidade em um destino de fé e cultura.
São Miguel do Gostoso: A tradicional Feira Agroecológica é um exemplo de como o turismo pode integrar práticas sustentáveis e promover a economia local de maneira ecológica.
Tibau do Sul: Com suas práticas de ecoturismo e preservação no Parque da Natureza Viva, o município se destaca pela harmonia entre turismo e conservação ambiental.
Avaliação e critérios
Para fazer parte do TOP 100 Stories, os destinos enviaram suas histórias de boas práticas, que foram avaliadas com base em 15 a 30 critérios essenciais de sustentabilidade, seguindo as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). As localidades precisam atingir uma conformidade mínima de 60% para serem premiadas. Além do reconhecimento, os destinos recebem um relatório detalhado com seus pontos fortes e sugestões de melhorias.
Sobre a Green Destinations
Criada em 2014, a Green Destinations promove o turismo responsável e sustentável ao redor do mundo, oferecendo certificações, relatórios e suporte técnico. No Brasil, o Instituto DEL é o responsável pela implementação do programa Del Turismo, fomentando o turismo sustentável em diversas regiões do país.
Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte
Parabenizamos Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul por este merecido reconhecimento e reafirmamos nosso compromisso com um turismo cada vez mais sustentável e inovador.