Salão Nacional: Rio Grande do Norte participa do principal evento de fomento turístico do Brasil

Iniciativa do Ministério do Turismo, o evento acontece de 08 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro

Voltar Página | SETUR 16/09/2024

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur/RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN), está participando da 8ª Edição do Salão Nacional do Turismo, que acontece no Rio de Janeiro (RJ), no Riocentro. O evento, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur), acontece entre os dias 8 e 11 de agosto e deve receber cerca de 100 mil visitantes. A sustentabilidade dá o tom desta edição que vai discutir novas práticas no ramo e apresenta uma gama de produtos e atrações turísticas brasileiras.

A presença do Rio Grande do Norte no evento é uma oportunidade para destacar nossas  belezas naturais e culturais, bem como para fomentar o crescimento do setor turístico local e reflete o compromisso do governo estadual em investir na promoção do turismo, buscando atrair mais visitantes e impulsionar a economia regional.

De acordo com a secretária de turismo do RN, Solange Portela, por ser o destaque do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), o evento é a vitrine do setor, tanto para o trade, quanto para o público final. “O Salão Nacional do Turismo é bem significativo para a interiorização do turismo, uma vez que as primeiras edições foram quando o PRT começou, então é momento de mostrar os avanços das regiões turísticas, ocasião que a maioria das 11 Instâncias de Governança Regionais potiguares estão formalizadas e poderão apresentar seus segmentos, além da gastronomia e artesanato”, destaca.

A secretária ainda ressaltou a importância de um evento como este para o fomento do turismo potiguar com suas diversidades. “A nossa participação incluirá também o turismo de comunidades tradicionais, com destaque para as comunidades quilombolas e indígenas, além de um espaço específico onde o Geoparque Seridó estará presente durante todo o evento. No artesanato, a Associação das Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas também marcará presença, apresentando ao público seus trabalhos, além, claro, expondo as jaquetas oficiais da seleção brasileira nos jogos olímpicos de Paris 2024. O Rio Grande do Norte, com suas belezas naturais incomparáveis, cultura rica e hospitalidade calorosa, se orgulha de marcar presença neste encontro que promove o desenvolvimento e a inovação no turismo”.

Além de sol e mar, o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, destaca o importante trabalho desenvolvido pelas Bases de Turismo Comunitário. “É com grande satisfação que o Rio Grande do Norte participa do Salão de Turismo, com ênfase  na rica representatividade cultural do nosso povo, da gastronomia da comunidade Porto, dos artesãos das cidades de Timbaúba dos Batistas e Messias Targino e dos povos originários e tradicionais do Katu e de Sibaúma, que trazem consigo uma tradição artesanal que enriquece e valoriza ainda mais nosso estado."

Durante quatro dias, o Salão Nacional do Turismo apresentará uma vasta gama de atrativos turísticos de todo o Brasil, destacando a diversidade cultural, natural e gastronômica do país. Serão realizadas palestras, workshops, exposições e rodadas de negócios, proporcionando um ambiente propício para o intercâmbio de ideias, a formação de parcerias e a promoção de destinos turísticos,

Municípios participantes

Para representar os segmentos turísticos, algumas Instâncias de Governança Regionais - IGRs potiguar estarão presentes sendo representadas pelos municípios: Natal, Parnamirim, Riacho da Cruz, Currais Novos, Timbaúba dos Batistas, Felipe Guerra, Lajes Pintadas, Nísia Floresta, José da Penha, Mossoró, São Miguel do Gostoso, Lagoa Nova, Pureza, Canguaretama e Galinhos.

(Timbaúba dos batistas, Lagoa Nova, Mossoró, São Miguel do Gostoso, Pureza, Senador Georgino Avelino, São José de Mipibu)- Oficialmente esses são os municípios participantes.

O Salão Nacional do Turismo

O Salão é organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com várias instituições. Trata-se de uma iniciativa com a finalidade de estruturar, qualificar e criar produtos e serviços turísticos brasileiros mais acessíveis ao mercado, além de apoiar a implementação da política pública do setor, e auxiliando o setor para um melhor posicionamento nos mercados nacional e internacional, e também tornar as ofertas turísticas acessíveis ao mercado, garantindo um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Informações

O 8º Salão do Turismo será no Riocentro, na Av. Salvador Allende, 6555 - Barra Olímpica, Rio de Janeiro - RJ.

Horários de visitação
Quinta-feira (08), Sexta-feira (09) e Sábado (10): das 12h às 20h. Domingo (11): das 10h às 17h.