O evento acontece durante os Jogos Olímpicos entre os dias 26 e 11 de agosto, com experiências imersivas e artesanato potiguar.
Voltar Página | SETUR 23/11/2024
O primeiro dia da participação do Rio Grande do Norte na Casa Brasil 2024, durante os Jogos Olímpicos em Paris, foi marcado pela promoção das belezas naturais e culturais do estado. A abertura oficial do evento contou com a presença da Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, da secretária de Estado de Turismo, Solange Portela, e do Diretor-Presidente da Empresa de Promoção Turística do RN (Emprotur). Eles destacaram a importância de levar um pedaço do RN para um público internacional.
Decorado com a temática de Sol e Praia, o espaço atraiu visitantes de todo o mundo, que puderam assistir a filmes explorando destinos turísticos como Natal, Pipa, as dunas de Genipabu e o Geoparque Seridó. Solange Portela enfatizou a oportunidade única de promover o estado mundialmente."Estamos entusiasmados em iniciar os Jogos Olímpicos compartilhando um pouco do Rio Grande do Norte com o mundo. Queremos que cada visitante se sinta convidado a explorar nossas praias, nossa culinária e a hospitalidade potiguar".
Um dos pontos altos do dia foi o projeto Bordadeiras de Timbaúba. Uma estilista convidada apresentou o trabalho artesanal das bordadeiras, que confeccionaram as jaquetas da delegação brasileira. As jaquetas dos atletas brasileiros para os Jogos de Paris 2024 foram bordadas em Timbaúba dos Batistas, uma cidadezinha de 2.400 habitantes na região do Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte.
Com uma tradição que remonta a gerações, aproximadamente 700 pessoas em Timbaúba dos Batistas se dedicam ao bordado, fazendo dessa arte a principal fonte de renda da cidade. As bordadeiras locais aplicaram técnicas tradicionais para criar cerca de 2.200 jaquetas adornadas com bordados de araras, tucanos e onças-pintadas, simbolizando a identidade brasileira. Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, o Brasil terá mais mulheres do que homens competindo, e as jaquetas dos atletas foram confeccionadas pelas habilidosas mãos das nordestinas de Timbaúba dos Batistas.
A participação do Rio Grande do Norte na Casa Brasil visa atrair mais turistas internacionais e consolidar o estado como um destino imperdível. Solange Portela enfatizou que essa participação permite mostrar ao mundo as belezas naturais, a rica cultura e a hospitalidade do Rio Grande do Norte, incentivando visitantes a vivenciarem experiências únicas que valorizam a sustentabilidade e a cultura local.
Mais sobre a Casa Brasil
A Casa Brasil será instalada no Parc La Villete, em Paris, e terá 5 mil metros quadrados. O espaço será ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades internacionais, celebridades e turistas de todas as nações, que poderão conhecer um pouco mais dos destinos brasileiros.
A Casa Brasil funcionará durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, e será palco de apresentações culturais e musicais, e das comemorações de cada medalha conquistada pelos brasileiros na Olimpíada.
O espaço conta com áreas interna e externa. A parte interna terá 2 mil metros quadrados, com estrutura de palco e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos e atrativos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia nacional, como brigadeiro e pão de queijo, além da tradicional caipirinha.
Na parte externa, que terá 3 mil metros quadrados, haverá um espaço com gramado sintético onde vão ocorrer diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações culturais. Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de CO2.