.


Programação do 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa é lançada

O evento acontece nos dias 25 e 26 de junho, no território do Geoparque Seridó, em Currais Novos, no Teatro Municipal Ubirajara Galvão

Voltar Página | SETUR 14/07/2024

O Fórum de Geoparques é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN), em parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e Sebrae/RN, com apoio de instituições dedicadas desenvolvimento sustentável do turismo, principalmente no aspecto ambiental e atrativos naturais, inclusive dos empreendimentos locais.

O 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa lança sua programação que reunirá especialistas, pesquisadores, gestores públicos e membros da comunidade local e internacional para debater sobre a importância dos geoparques como instrumentos de conservação, educação e turismo sustentável. O evento acontece nos dias 25 e 26 de junho, no território do Geoparque Seridó, em Currais Novos, no Teatro Municipal Ubirajara Galvão.

"O Seridó Geoparque Mundial da Unesco é, um dos nossos maiores patrimônios, um verdadeiro cartão de visitas do nosso Estado e uma grande oportunidade de promover a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte. Sediar 1º Fórum dos Geoparques da Unesco da Língua Portuguesa é uma prova do nosso compromisso em levar o território a ser conhecido, como destino nacional e internacional. Esse trabalho articulado e coletivo, unindo os setores públicos e privados em prol do desenvolvimento sustentável da região do Seridó, gerando renda para as comunidades, mas sem esquecer da preservação dos territórios", declara a governadora Fátima Bezerra.

Este evento não só reforça o compromisso do Estado com a promoção do turismo sustentável, mas também destaca o papel dos geoparques na preservação ambiental e no desenvolvimento econômico local. A secretária de Turismo do Estado, Solange Portela, destaca a relevância deste evento para a promoção do turismo sustentável:

"A realização do 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa representa um avanço significativo na valorização do turismo sustentável em nossa região, permitindo uma integração entre os principais atores do setor. Este encontro será uma oportunidade para troca de experiências e conhecimentos, entre os geoparques do Brasil e Portugal, ocasião que temas relevantes estarão sendo apresentados pelos palestrantes, reforçando nosso compromisso com práticas que respeitam e preservam o meio ambiente nas políticas públicas," afirma a secretária de Turismo.

“O primeiro Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco é um marco para a promoção do turismo sustentável. Servindo como intercâmbio de conhecimentos e experiências, promovendo práticas de turismo que respeitam e preservam o meio ambiente”, declara o Diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes.

As inscrições para o Fórum de Geoparques já estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://bilheteriaserido.com/evento/forumgeoparques