.


Governadora ressalta novo momento do RN em reunião com direção da TAP

Empresa comemora 25 anos de operação da linha aérea que aproxima o Rio Grande do Norte de Portugal, porta de entrada da Europa

Voltar Página | SETUR 15/06/2024

Como parte das comemorações dos 25 anos de operação da TAP na linha aérea Natal/Lisboa, principal rota de acesso do Rio Grande do Norte à Europa, diretores da empresa fizeram uma visita de cortesia à governadora Fátima Bezerra na manhã desta terça-feira (04). O encontro foi realizado no Centro de Convenções, diante do Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra.

Durante o encontro, a governadora afirmou que o Rio Grande do Norte entra em uma nova fase de desenvolvimento, citando um estudo que projeta um crescimento da economia dos estados do Nordeste de 3,4% ao ano, durante uma década, acima da previsão da média nacional, que é de 2,5% no mesmo período.

“Estamos investindo em infraestrutura hídrica e logística rodoviária. Temos obras já em andamento, como o Ramal Apodi da Transposição, e outros projetos no Programa de Aceleração do Crescimento, como a duplicação da BR-304, fundamental para o desenvolvimento do nosso estado. Além disso, temos um imenso potencial para geração de energias alternativas e produção de hidrogênio verde”, afirmou a governadora.

Fátima também destacou novas rotas que vão fortalecer o turismo no Rio Grande do Norte, incluindo a criação do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, numa área de 2,8 mil quilômetros quadrados no Semiárido potiguar. O RN será sede, no final de junho, de um fórum reunindo representantes de 10 geoparques localizados em países de língua portuguesa. A governadora também mencionou a recuperação da estrada de Pipa, em Tibau do Sul, e os planos de construção de uma nova rodovia de acesso àquela praia, através de uma parceria público-privada (PPP).

Rota Natal/Lisboa

Depois de um período afetado pela pandemia da COVID-19, os voos da TAP foram retomados em novembro de 2021. No ano seguinte, foram 470 voos com 54.097 passageiros transportados, número que subiu para 71.194 em 2023.

Hoje, a TAP opera seis voos semanais Natal/Lisboa. Segundo o diretor da empresa para América Latina, Carlos Antunes, a partir de novembro os voos serão diários para atender à demanda turística.

Para 2024, as expectativas são positivas. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está trabalhando para isso. “Nossa missão é mostrar ao Brasil e ao mundo as maravilhas que o Rio Grande do Norte oferece, apresentando sempre as novidades, a hospitalidade e a diversidade de atrativos que o RN tem”, pontuou a secretária adjunta de Turismo, Danielly Rêgo.

Também participaram do encontro o vice-governador Walter Alves, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, e o adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson de Souza. Pela TAP, além do diretor Carlos Antunes, participaram a diretora de atendimento ao cliente, Sofia Lufinha, a diretora de Comunicação Corporativa e Relações Externas, Rita Tamagnin, e David Seromenho, da assessoria de imprensa.

Governadora Fátima Bezerra visita call center da TAP em Parnamirim

A governadora Fátima Bezerra visitou, no período da tarde, o primeiro call center da companhia aérea TAP no Brasil. Localizado no município de Parnamirim, o centro de operações emprega mais de 400 pessoas, responsáveis pelo atendimento ao cliente, programas de milhagem e orientações sobre bagagens da TAP.

A estrutura da TAP funciona dentro de uma unidade da Teleperformance, uma das maiores empresas do setor de call center no país, que possui filiais nas cidades de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. De acordo com dados da Teleperformance, as unidades instaladas no Rio Grande do Norte têm atualmente 10 mil colaboradores.

Durante a visita, a governadora comentou sobre os números de empregos no setor de serviços para a economia potiguar. Hoje, o segmento é o que mais emprega com carteira assinada no Rio Grande do Norte, segundo dados do Ministério do Trabalho. O estoque do setor hoje é de 242 mil empregos diretos.

“É muito importante ver a Teleperformance contribuindo para o Rio Grande do Norte. São 10 mil empregos diretos. Isso mostra que temos um potencial enorme para crescer ainda mais”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Segundo o CEO da Teleperformance no Brasil, Fabricio Coutinho, a empresa tem interesse em continuar sua expansão no Rio Grande do Norte, gerando mais empregos. Ele exaltou a parceria com a companhia aérea portuguesa como exemplo da expansão das atividades.

“Essa parceria com a Teleperformance é uma grande alegria para nós. Para a TAP, atendemos não só o Brasil, mas também outros países, seja em inglês, espanhol ou português”, detalhou Fabricio Coutinho.

Carlos Antunes, diretor da TAP para o Brasil e América do Sul, destacou a importância do centro de operações. “A TAP é a companhia aérea que liga o Rio Grande do Norte à Europa, mas também é a que trouxe todo o atendimento do seu call center no Brasil para o estado. São mais de 400 pessoas atendendo nossos canais de vendas, informação e mídia”, disse.