Rio Grande do Norte participou de reunião da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste

O primeiro momento contou com a assinatura e desdobramentos do Acordo de Cooperação Técnica entre o Consórcio Nordeste e a Embratur

Voltar Página | SETUR 27/04/2024

A Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste realizou, nesta segunda-feira (11), uma reunião no Palácio República dos Palmares em Maceió (AL). O encontro teve como objetivo pensar e planejar o turismo, sendo essencial para o desenvolvimento do setor no país. A reunião do Consórcio Nordeste pretende, principalmente, fortalecer o turismo na região.

O evento contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, e do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo. Além disso, foram apresentados os secretários de turismo do Nordeste.

O primeiro momento conto com a assinatura e desdobramentos do Acordo de Cooperação Técnica entre o Consórcio Nordeste e a Embratur, inclui um Plano de Trabalho com atividades como diagnóstico da oferta turística, além da participação em eventos e promoção de roteiros turísticos, essas ações estão em fase inicial de realização, evolução fortalecendo o turismo no Nordeste. O objeto do projeto, conforme previsto, terá uma execução ao longo de 24 meses. A Câmara Temática será responsável por realizar as adaptações necessárias no plano de trabalho, com o objetivo preciso de contribuição para o turismo internacional.

Após a assinatura, os representantes da Câmara Temática discutiram temas como a estruturação de novas rotas regionais, como forma de fortalecer o turismo e ampliar a integração entre os estados do Nordeste e o debate sobre o elevado custo para participação em Feiras Internacionais e as possibilidades de apoio .

Solange Portela ainda ressaltou que a união de forças busca atrair investidores ou recursos federais para consolidar mais fortemente a região como destino turístico: “Para o Rio Grande do Norte, fazer parte do consórcio é de grande importância, não apenas do consórcio junto a Embratur, mas como também ao Ministério do Turismo. Este é um momento em que unimos o Nordeste na ampla promoção para fortalecer nosso produto.
Com o Consórcio Nordeste, no caso do turismo, poderemos fomentar a comercialização de produtos, roteiros e legislações que consigam desenvolver a atividade turística no Nordeste de forma integrada”, reforça.

Apoio para realização de feiras internacionais
A participação ativa dos destinos do Nordeste em feiras internacionais destaca a região como um dos mercados mais competitivos, consolidando parcerias cruciais para transferir o fluxo turístico, gerando renda, emprego e desenvolvimento econômico. As belezas naturais, a gastronomia e a infraestrutura hoteleira tornam o Nordeste um atrativo inegável, funcionando como porta de entrada para os mercados internacionais no Brasil.

Para facilitar a atração de turistas, o desafio reside na promoção internacional do destino, especialmente na divulgação e na participação em feiras internacionais, considerando os custos elevados associados à elaboração de stands.

Na reunião, foi destacada a convergência de opiniões entre os estados, evidenciando o consenso sobre a necessidade de melhoria da malha aérea. Nesse contexto, foi solicitado o apoio da Embratur para facilitar a conectividade internacional.

Foi unânime o interesse dos estados no termo de cooperação, que efetivamente impulsionou a promoção turística, abrangendo participação em feiras, eventos e a realização de fan tours para diversos destinos. A Câmara Temática envolve a importância de uma colaboração entre o Ministério do Turismo e a própria Câmara para fortalecer a iniciativa de cooperação o turismo nacional.

Desenvolvimento de rotas turísticas
A retomada dos diálogos entre os estados para criar e fortalecer rotas turísticas no Nordeste, buscando parcerias que promovam as atrações turísticas regionais e internacionais.