.


Rio Grande do Norte ganha premiação de destinos sustentáveis, na ITB Berlim, uma das maiores feiras de turismo do mundo

Tibau do Sul (RN) conquistou o primeiro lugar na premiação da Green Destination. ITB Berlim The World's Leading Travel Trade Show é realizada na Alemanha de 5 a 7 de março

Voltar Página | SETUR 14/04/2024

O Rio Grande do Norte conquista mais uma vez destaque no cenário mundial, com a presença na feira ITB Berlim – The World’s Leading Travel Trade Show –, realizada na Alemanha, entre os dias 5 a 7 de março. Essa participação é coordenada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo SETUR/RN e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN), que se unem para promover os destinos potiguares.

Na noite desta quarta-feira (06), Tibau do Sul – Praia de Pipa, se consagrou em primeiro lugar entre os top 100 destinos do prêmio Thriving Communities e conquistou o prêmio Green Destinations Story Awards, na categoria "Comunidades Prósperas". Este reconhecimento ressalta não apenas a beleza da região, mas também os esforços empreendidos pela comunidade para preservar seu patrimônio natural e promover um turismo sustentável.

Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso renovaram suas certificações de Gestão Sustentável, sendo premiados com prata e bronze, respectivamente. A certificação é válida por até dois anos e reforça o compromisso dos destinos com o desenvolvimento sustentável, abrangendo áreas como Gestão de Destino, Natureza, Meio Ambiente, Cultura, Bem-Estar Social, Negócios e Hospitalidade, seguindo padrões internacionais e reconhecimento do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). 

“A participação ativa do Rio Grande do Norte em eventos como a ITB Berlim reforça sua posição como um destino turístico de destaque. A importância desses destinos não se resume apenas às suas belezas naturais, mas também à mensagem clara que transmitem sobre a necessidade de promover o turismo sustentável, mostrando ao mundo as maravilhas naturais e as experiências únicas que o estado oferece”, ressalta Solange Portela, secretária de turismo do estado.

Sobre o Green Destinations
Fundada em 2014 na Holanda, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos dedicada a auxiliar destinos, empresas e comunidades a alcançarem um desenvolvimento mais responsável e sustentável. O Green Destinations Story Awards premia locais que buscam desenvolver práticas mais sustentáveis em seu turismo local. A presença dos municípios potiguares concorrendo à premiação internacional é um dos frutos do Programa DEL Turismo, iniciativa implantada no Rio Grande do Norte pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, para elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local.

O que é o Programa DEL Turismo?
O programa DEL Turismo visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e de longo prazo, promovendo um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes. A abordagem central do programa é facilitar o diálogo entre o governo local, os empresários e a sociedade civil, criando assim uma governança participativa. O programa DEL Turismo tem parceria do Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA).