.


Rio Grande do Norte apresenta potenciais e atrativos turísticos na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2024

O evento aconteceu de 28 de fevereiro a 3 de março, em Lisboa.

Voltar Página | SETUR 27/04/2024

Relacionamento, campanhas estratégicas e impulsionamento do fluxo turístico internacional – essa é a trinca que legitima a presença anual do Rio Grande do Norte na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A Secretaria de Turismo (Setur/RN) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) participaram da 33ª edição do evento, que aconteceu entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março, em Portugal. 

O Rio Grande do Norte estava com estande próprio com a proposta de fortalecer e reforçar a marca do destino em seu principal mercado emissor na Europa. No espaço, e junto com o Sebrae/RN e Sethas/RN foram realizadas ativações com artesãos e artistas potiguares, visando apresentar os elementos da cultura potiguar e promover interação com o público do evento, que reúne mais de 200 compradores internacionais de 42 mercados emissores.

Agendas com a Embratur, companhias aéreas e operadoras de turismo estiveram entre as pautas durante a feira deste ano, que também contou com um momento especial dedicado à integração entre o Seridó Geoparque Mundial da Unesco e Geoparques Portugueses, onde o Governo do Rio Grande do Norte, com apoio da Embratur, anunciou o 1º Fórum de Geoparques da Unesco de Língua Portuguesa. O evento vai acontecer no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, entre os dias 25 e 28 de junho de 2024, na cidade de Currais Novos (RN).

“É muito gratificante estarmos aqui falando do lançamento oficial do 1º Fórum dos Geoparques da Língua Portuguesa que vamos realizar no Seridó. Contamos com a presença e a participação dos cinco geoparques de Portugal e os outros cinco do Brasil juntos, para que possamos iniciar essa troca de experiências de uma maneira mais dinâmica e ativa. Será o primeiro e esperamos que, ao fim, a gente já possa lançar o segundo e quais geoparques vão se candidatar”, enfatizou a secretária de turismo, Solange Portela. 

Durante a participação do RN outras agendas importantes também foram realizadas, entre elas: Reunião para apresentar o intercâmbio profissionalizante de alunos no segmento do turismo e hospitalidade entre a Escola Profissional de Nazaré, de Portugal, e Hotel Escola Senac Barreira Roxa, de Natal, RN. Durante a feira, outra agenda paralela, a secretária Solange Portela acompanhou o secretário de turismo de Extremoz, Rogerinho Pessoa, em visita técnica, a convite do presidente do distrito de Estremoz, Portugal, para discutir a possibilidade de assinatura de Tratado de Geminação entre cidades, também conhecido como cidades-irmãs. Além da participação da secretária na Kuriakos TV, para toda a rede de Portugal. Na oportunidade a titular falou das potencialidades turísticas do RN. Dentre outras reuniões ocorridas durante os cinco dias de feira. Na BTL também foi mantido contato com importantes autoridades como o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o diretor da TAP, Carlos Antunes, o embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro, o ministro do Turismo, Celso Sabino e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

 

Novas frequências aéreas para o RN

Em uma das agendas na BTL, a governadora Fátima Bezerra esteve com Carlos Antunes, diretor da TAP para o Brasil e América do Sul. Em novembro, início da alta temporada turística no Rio Grande do Norte, a companhia passou a ter voos diários Natal-Lisboa.

No encontro com a governadora, Antunes garantiu que a frequência dos voos diários será mantida e que em maio haverá um evento em Natal para celebrar os 25 anos de operação desse voo.

“Estamos trabalhando para que a TAP seja, cada vez mais, a companhia aérea internacional do Rio Grande do Norte”, afirmou Carlos Antunes.

Portugal é o principal mercado emissor de turistas europeus, e tem o maior número de voos internacionais para o Estado. De acordo com os dados do Sistema de Inteligência do Turismo do Rio Grande do Norte (Sírio), em média, o gasto individual diário do turista português fica em torno de R$ 462,50 com hospedagem, o turista fica cerca de 17 noites, em chalés, casa de familiares, hotéis e resorts. Os destinos mais procurados por eles são Pipa, Genipabu e Natal.

“É importante nossa presença na feira de Lisboa, pelo o que significa essa porta de entrada para fomentar o turismo internacional, especialmente o europeu, no Rio Grande do Norte. E a TAP tem um papel importante nisso”, disse a governadora.

No encontro, a governadora estava acompanhada da secretária de Turismo do RN, Solange Portela, de Ricardo Gesse, executivo da Zurich Airport International, empresa que assumiu recentemente a administração do Aeroporto Internacional da Grande Natal; e do presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Marcelo Queiroz.

 

A capital potiguar a BTL 2024

Na ocasião, além do Governo do RN, outros  municípios se fizeram presentes na BTL: Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Extremoz e Santa Cruz, como também, Fecomércio e ABIH/RN, além de parlamentares estaduais. Autoridades como o Ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, prestigiaram o evento e visitaram o estande do Rio Grande do Norte. Também participaram representantes do Geoparque Seridó Mundial Unesco.

Bolsa de Turismo de Lisboa

A feira conta com quatro grandes pavilhões, nos quais localizam-se entidades nacionais de promoção de turismo, agentes culturais e de gastronomia, setor de hotelaria, empresas de equipamento e serviços, companhias aéreas e mais de 60 destinos internacionais. A edição 2024 da BTL superou os números da edição anterior e recebeu mais de 63 mil participantes. Em 2023, a feira registrou a presença de 45 mil pessoas nos cinco dias.

O evento teve ainda 60% de crescimento no número de buyers internacionais, totalizando mais de 200 hosted buyers de diferentes lugares do mundo, quase o dobro em relação a edição do ano passado, oriundos de 42 mercados emissores, entre eles o Brasil.