.


Reunião de alinhamento para o 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa

Encontro de geoparques da Unesco em países de língua portuguesa acontecerá no município de Currais Novos (RN), em junho, com representantes de várias partes do mundo

Voltar Página | SETUR 29/04/2024

Nesta quinta-feira (11), a equipe da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN), estiveram em reunião de alinhamento juntamente com os integrantes do Geoparque Seridó, no município de Currais Novos, para o planejamento do 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa. O evento vai acontecer no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, entre os dias 25 e 26 de junho de 2024, na cidade de Currais Novos (RN).

A conferência vai permitir o intercâmbio e troca de experiências entre os gestores dos 12 Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa. Atualmente, são seis em Portugal e outros seis no Brasil, incluindo o Geoparque Seridó, que possui a chancela da UNESCO.

A secretária de turismo do Estado, Solange Portela, também participou da reunião, que contou com a presença dos prefeitos Odon de Currais Novos e Gilson de Carnaúba dos Dantas, além de representantes dos demais municípios. Em sua fala, a secretária pontuou a expectativa para esse encontro que será de grande relevância para o RN, no qual colocará a região em destaque no cenário mundial “É muito gratificante estarmos aqui nos preparativos oficiais do 1º Fórum dos Geoparques da Língua Portuguesa que vamos realizar no Seridó, no qual precisamos da colaboração dos parceiros para um grande evento. Estamos ansiosos para receber os integrantes dos territórios do Brasil e dos países da Língua Portuguesa em junho. Vamos apresentar as belezas do Rio Grande do Norte, além da cultura, gastronomia e música. Essas reuniões de alinhamento nos mostram que estamos no caminho certo e o quanto é relevante a realização das parcerias”, destacou.

Os Geoparques têm se destacado como instrumentos importantes na promoção do desenvolvimento sustentável, combinando conservação, educação e turismo. 
"Será uma oportunidade para compartilhar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer parcerias em prol da preservação de nossa herança geológica e do desenvolvimento econômico de nossas comunidades", pontua o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes.

O evento também contará com a participação de entidades como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sebrae/RN, Consórcio do Geoparque, entre outras. Essa colaboração promete promover um intercâmbio e diálogo entre academia, setor empresarial e governamental.

Geoparques Mundiais da UNESCO no Brasil
Araripe Geoparque Mundial da UNESCO. Seridó Geoparque Mundial da UNESCO. Caminhos dos Cânions do Sul Geoparque Mundial da UNESCO. Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO.
Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO. Uberaba - Terra de Gigantes Geoparque Mundial da UNESCO.

Sobre o Geoparque Seridó
O Seridó Geoparque recebeu o reconhecimento pela Unesco em abril de 2022, passando a integrar oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques.

O território abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados, ocupando territórios em seis municípios do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.