.


Governo do Estado participa da Feira BTL 2024 - Bolsa de Turismo de Lisboa

O evento é realizado de 28 de fevereiro a 3 março em Lisboa, Portugal

Voltar Página | SETUR 27/04/2024

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN), e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-RN) participa da Feira Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Considerada uma das mais importantes do mercado turístico europeu, será realizada de 28 de fevereiro a 3 de março em Lisboa, Portugal.

A Emprotur-RN participa com estande próprio divulgando os principais destinos turísticos do estado durante os cinco dias de evento. Na comitiva do estado, os municípios de Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Extremoz, Santa Cruz, além da participação do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, e entidades representativas do setor, ABIH-RN e Fecomércio-RN. 

O Estado ainda conta com o apoio da Sethas-RN, com a viabilização da ida de um artesão de garrafa de areia colorida e com a parceria do Sebrae-RN, que está financiando a presença da atração cultural, Deusa do Forró, ambas ativações irão acontecer no estande do Rio Grande do Norte durante os cinco dias de evento. A governadora Fátima Bezerra já confirmou que participará do evento. "Essa participação na Feira consolida um dos nossos princípios de gestão que é trabalhar para o fortalecimento da interiorização do turismo. 

Nossa capital e nossa costa litorânea já são bastante conhecidas. Mas, o Rio Grande do Norte tem um imenso potencial em suas outras regiões no ponto de vista de nossas belezas ambientais, culturais e históricas. E é isso que vamos evidenciar nesse importante evento", destacou a chefe do Executivo Estadual.

"A concepção do projeto de sinalização é muito boa. Estamos avançando para consolidar o Seridó Geoparque Mundial da Unesco, no RN. Isto vai fortalecer a interiorização do turismo histórico, cultural e de aventura", afirmou Fátima Bezerra.

Na oportunidade, o estado lançará a data do primeiro Fórum de Geoparques de Língua Portuguesa que acontecerá ainda em 2024 na cidade de Currais Novos/RN, evento idealizado pela Governadora Fátima durante sua participação na BTL de 2023. “O mercado português é um importante emissor de turistas aqui para o Rio Grande do Norte. Então, nós participamos da BTL e também realizamos outras ações de promoção neste mercado diante da demanda existente, além de ser um hub de conexão com demais países da Europa. Além, claro, da BTL ser um importante momento de reuniões presenciais com operadoras e Companhias Aéreas do mercado Europeu”, ressaltou a Secretária de Turismo, Solange Portela.

“Além da divulgação do território, a equipe técnica do Geoparque Mundial da Unesco, irá participar de reuniões e encontros com representantes de diferentes geoparques mundiais, com destaque para os representantes de Portugal", explica o coordenador científico do Geoparque Seridó, Marcos Nascimento.

“Ao unir forças para uma participação mais efetiva na BTL, os municípios, empresas locais, entidades e governo podem compartilhar expertise em promoção, infraestrutura turística e informações culturais, resultando em uma oferta mais diversificada e competitiva,  apresentando as inovações, os atrativos turísticos e fortalecendo o networking internacional”, ressalta a Promoção Turística da Emprotur-RN, Nayara Santana.