Governo do RN em parceria com o Sebrae/RN firmam convênio para interiorização do turismo potiguar

Convênio beneficia diretamente nove municípios: Apodi, Sítio Novo, Felipe Guerra, Tibau do Sul, Caguaretama, Baía Formosa, Parnamirim e Nísia Floresta.

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), assinou nesta segunda-feira (24), no Centro de Convenções de Natal, um convênio com o Sebrae/RN com foco na interiorização do turismo, beneficiando nove municípios e incluindo quatro comunidades tradicionais potiguares. O investimento será de R$ 1,2 milhão, sendo divididos entre o governo estadual e o SEBRAE/RN. O amplo pacote de ações contemplam os municípios de Sítio Novo, Apodi, Felipe Guerra, Baia Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul, Parnamirim e Nísia.

A iniciativa é uma política pública de regionalização do turismo e visa atender a necessidade de interiorização do Turismo do RN e a diversificação da oferta turística potiguar com a criação de novas experiências turísticas, que incluirão comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, geração de renda nas comunidades beneficiadas, estruturação do ecoturismo, turismo de aventura e espeleológico.

Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra, a secretária de Estado do Turismo, Aninha Costa e o Superintendente do SEBRAE/RN, Zeca Melo, assinaram o documento que formaliza o convênio. “Todas essas ações buscam oferecer um turismo mais inclusivo, que envolve e beneficia a população local, incluindo as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas. Com a consultoria do SEBRAE/RN, tenho certeza de que avançaremos ainda mais nessa direção, com o desenvolvimento do turismo de base comunitária e a valorização da nossa cultura e patrimônio”, afirma a Governadora do Estado, Fátima Bezerra.

Os municípios de Sítio Novo, Apodi e Felipe Guerra receberão a elaboração de projetos executivos de arquitetura, incluindo serviços de topografia, fundações e estrutura, instalações elétricas, hidro-sanitárias, pavimentação, serviços topográficos para estruturação turística com acessibilidade para a visitação das cavernas de Felipe Guerra, bem como estrutura turística para o Lajedo Soledade, em Apodi e das Trilhas Tapuias, em Sítio Novo.

Parnamirim e Nísia Floresta serão contemplados com estudo para a implantação de um novo produto turístico que é a observação de baleias; e Baia Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul com o Turismo de Base Comunitária, atendendo as comunidades tradicionais de Sibaúma, Catu, Trabanda e Sagi.

O pacote de ações conta também com a realização de seis capacitações de mercado com agentes e guias de turismo, a serem selecionados, além da criação e desenvolvimento de onze Manuais de Identidade Visual dos novos territórios turísticos a serem selecionados pela SETUR e SEBRAE RN.

“O turismo é uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte e, para garantir sua sustentabilidade, é fundamental investir na regionalização e diversificação da oferta turística. Isso implica em ações concretas que possibilitem interiorizar o turismo, levando-o para além do segmento de Sol e Mar, e criar novas experiências que atendam às demandas de diferentes perfis de turistas”, destacou a secretária de Turismo, Aninha Costa.

O ato de assinatura contou com a presença dos também secretários de Estado Alexandre Lima (Sedraf), Daniel Cabral (Comunicação Social), adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia, adjunto da Sethas, Adriano Gomes, subsecretária de Promoção Turística da Setur, Solange Portela, prefeitos de Lagoa Nova e presidente da Femurn, Luciano Santos, prefeito de Apodi, Alan Silveira, de Sítio Novo, Andreza Brasil, vice de prefeito de Felipe Guerra e secretario de turismo, Ubiraci Pascoal, deputado Hermano Morais representou a Assembleia Legislativa, representantes da aldeia indígena Jacu, em Baía Formosa, Alexsandro Moreira, da comunidade quilombola de Sibaúma, Laelson Marques Caetano, secretários municipais de turismo, representantes do trade turístico - Sindetur, Singtur, ABAV e Natal Convention Bureau.

Foto: Carmem Félix