Setur/RN reúne prefeitos e secretários municipais para debater formalização das IGR’s

As onze regiões turísticas do RN recebem consultoria especializada desde 2022 contratada pela SETUR/RN

Com o intuito de atender demanda advinda dos gestores municipais de turismo a respeito de esclarecimentos sobre o processo de estruturação e formalização das Instâncias de Governança Regionais - IGR’s, a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte promoveu nesta quarta-feira, 12, no Centro de Convenções de Natal (CCN), uma reunião presencial com prefeitos e gestores dos municípios dos polos turísticos do RN.

Na ocasião, a subsecretária Solange Portela e  a representante da empresa Start Consultoria, apresentaram o processo o andamento da trabalho realizado até aqui e tiraram dúvidas dos gestores.

A START vem realizando desde 2022 oficinas presenciais e reuniões virtuais com o intuito de tornar as onze regiões do Estado formalizadas. A partir desta quinta-feira (13), a empresa inicia a última etapa de workshops sobre modelos de instrumentos legais de formalização para as 11 IGRs potiguares.

O desenvolvimento turístico de uma região necessita da cooperação e integração de todo o seu trade. Portanto, a expressão Institucionalização das Instâncias de Governança Regionais significa o estabelecimento formal de uma organização que possa construir pactos; compartilhar espaços de diálogo; tomar decisões e orientar o desenvolvimento turístico de uma região, de forma sustentável.

“O processo de desenvolvimento turístico será resultado da criação de parcerias estratégicas e da gestão integrada e descentralizada de programas e projetos que possibilitem a cada região e municípios compartilhar alternativas de desenvolvimento, respeitando suas realidades e especificidades. As disputas devem ser substituídas por alianças voltadas ao interesse comum. Desenvolver o turismo como atividade econômica que gera emprego e renda”, ressalta a secretária de Turismo, Aninha Costa.

Participaram do evento, o prefeito João da Fonseca (Pureza); prefeita Maria José (Martins); prefeito Eraldo de Paiva (São Gonçalo do Amarante); prefeito Luciano (Lagoa Nova);; prefeito Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas); prefeito Francisco Macedo (Tenente Laurentino); prefeito José Augusto (Portalegre); prefeito Daniel Gurgel (Nísia Floresta); prefeita Maria Fernandes (Major Sales); prefeito Rivelino Câmera (Patu); prefeito Artur Henrique (Guamaré); prefeito Marcos Aurélio (Riacho da Cruz); prefeita Andressa (Sítio Novo); prefeito Flaudivan (Pendências); prefeita Camila Veras (Baía Formosa); prefeito Odon Oliveira (Currais Novos); Prefeito Saint (Florânia) e os vice-prefeitos Francisco Ubiracy (Felipe guerra) e  o vice-prefeito Elvisney (Janduins).