Setur-RN integra Operação Verão 2024, promovendo ações de conscientização em segmentos turísticos

Voltar Página | SETUR 30/04/2024

A Operação Verão teve início na manhã desta sexta-feira (5) com uma solenidade realizada no posto do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) na Rota do Sol, em Pium, na Grande Natal. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), juntamente com o Detran e todas as forças de segurança pública do Rio Grande do Norte, incluindo as forças federais, como a Polícia Rodoviária Federal, além das guardas municipais, iniciou a ação que consiste na conscientização de buggys turísticos e fiscalização de veículos que trafegam pelo litoral potiguar e aproveita o período do verão, quando o fluxo de turistas aumenta consideravelmente.

No final do último mês, a Setur/RN participou junto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do anúncio do planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo da Operação Verão 2024, que ocorrerá do dia 5 de janeiro e terminará no dia 8 de fevereiro.
Ao todo, serão investidos R$ 5 milhões com recursos do Governo do Estado. Além do policiamento diário, mais de 1.500 agentes de segurança trabalharão em serviço extraordinário em todo o litoral do Rio Grande do Norte durante essa operação.

A Secretária da Setur, Solange Portela, falou sobre a importância de participar desta operação: "A Operação Verão é uma ação muito importante durante esse período de veraneio, não apenas para o Potiguar, mas também para o turista que visita o nosso estado, pois ele tem a oportunidade de ter o turismo seguro. Nós da Secretaria de Turismo estaremos dentro da campanha, com o apoio da CPRE fazendo uma ação de conscientização com os bugueiros, para que eles tenham a sua credencial e seu alvará de funcionamento regularizados".

Solange também destacou que em paralelo a ação, também ocorrerá ações de divulgação e incentivo nas redes sociais da Setur, para que o turista priorize utilizar os serviços credenciados junto ao cadastro de prestadores de serviços turísticos - Cadastur, que são os que oferecem serviços com mais qualidade e segurança.

A operação também conta com equipes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Detran-RN, Departamento Estadual de Rodagem (DER), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), STTU, guardas municipais e prefeituras.

Hertz Medeiros, presidente do Sindicato dos Bugueiros Profissionais do RN (Sindbuggy), contou sobre a relevância de participar desta ação: "Com o lançamento da Operação Verão, pela governadora Fátima Bezerra, podemos perceber o quanto é importante a entidade de classe dos bugueiros, representada pelo Sindbuggy. Além de ser fundamental essa ligação, reconhecimento e zelo que a Secretaria de Turismo tem junto ao Buggy Turismo”.

Equipes de Segurança:

O reforço policial tem área de atuação em 400 quilômetros de extensão, compreendendo o município de Tibau, no litoral Norte, divisa com o Ceará, até Baía Formosa, no litoral Sul, divisa com a Paraíba. Além do policiamento, a operação contará com mais 400 carros recentemente adquiridos, juntamente com os dois helicópteros da segurança pública (Potiguar 01 e 02).

A Polícia Civil vai ampliar os postos fixos e móveis em todo o litoral potiguar, com destaque para o trabalho do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), atuando de forma educativa em áreas de grande fluxo entre turistas e visitantes.

No planejamento do Corpo de Bombeiros Militar, será realizada uma cobertura ordinária com guarda-vidas em pontos estratégicos do litoral potiguar, além da Operação Praia Segura, com ações de Blitz Educativa, Criança à Vista e Turista Legal. O CBM também contará com motos aquáticas e embarcações novas.

O ITEP reforçará suas operações nos fins de semana nos municípios de São Miguel do Gostoso, Pirangi e Pipa. A equipe contará com um efetivo diário de 35 servidores em atividades dedicadas a aprimorar a prestação de serviços nessas regiões. Nos fins de semana, o número de servidores em plantão sobe para 50.

Operação Verão:

A Operação Verão tem como objetivo proporcionar segurança ao litoral do estado, tradicionalmente mais frequentado e habitado neste período, por meio de um policiamento reforçado. As forças de segurança pública têm a responsabilidade de preservar a ordem e garantir a segurança e a tranquilidade da população durante as férias, intensificando o trabalho nas praias de todo o litoral do Estado.