.


Governo do RN participa da 19ª RuralTur e apresenta potenciais do Geoparque Seridó, sede da próxima edição

Evento acontece até o dia 14 de dezembro, em Campo Grande, na Feira Central

Voltar Página | SETUR 29/04/2024

Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/RN), participa da 19ª edição da Ruraltur, maior feira de turismo rural do país, entre os dias 12 e 14 de dezembro, na Feira Central de Campo Grande (MS). Ocasião que o Geoparque Seridó está sendo apresentado para todo o Brasil como componente gerador do turismo rural no Rio Grande do Norte. 

A Ruraltur é considerada a principal feira do segmento, voltado para empreendimentos do setor rural no Brasil. Este ano a participação do RN tem um gostinho diferente, isso porque o Sebrae no Rio Grande do Norte lançou o Geoparque Seridó como sede da Feira Nacional de Turismo Rural 2024 (Ruraltur), no município de Currais Novos, em novembro/24. 

"Mais uma vez estamos participando da RuralTur por entender o quanto este segmento impulsiona a interiorização do turismo. A realização  da próxima edição será no RN, o que nos motiva a querer apoiar para que tenhamos uma participação significativa das nossas potencialidades do setor rural", enfatizou Solange Portela, secretária de Turismo.

Iniciativa do Sebrae, com correalização do Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, e apoio da Fundação de Turismo (Fundtur), essa edição da Ruraltur possui a temática “Isto é Mato Grosso do Sul” e contará com mais de 250 expositores locais e de outros sete estados do país, além de pacotes especiais com experiências únicas para quem quer vivenciar os destinos do estado. 

O evento também terá rodada de negócios e palestras para conectar os atrativos regionais aos grandes players do mercado, possibilitando troca de experiências. O foco do evento é atrair empresários e produtores rurais de atividades econômicas vinculadas ao turismo rural ou produção associada; gestores públicos e consumidores, além da população em geral. 

Geoparque Seridó

O território do Geoparque Seridó se situa no semiárido nordestino, região centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte, abrangendo uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados e envolvendo totalmente os territórios dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Esse território entrou no rol de geoparques considerados de importância mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Um geoparque é um território de interesse geológico e geomorfológico com uma estratégia de desenvolvimento responsável socialmente e ambientalmente e tem como objetivo proteger e melhorar áreas com importância geológica na história da terra. Segundo especialistas, as formações geológicas do Geoparque Seridó são compostas por rochas de idades que variam entre 2,25 bilhões de anos aos dias atuais.

Ruraltur

A Ruraltur promove o turismo rural autêntico e contribui para o desenvolvimento de novos produtos e experiências, em um país com uma rica diversidade cultural e natural. E, para ver de perto o que Mato Grosso do Sul tem a oferecer, os participantes poderão se inscrever para participar de vivências de turismo rural ofertadas em destinos de Campo Grande e região.  Com atrações que vão desde a feira de produtos e serviços de Turismo Rural, oficinas de cozinha de Comitiva Pantaneira à rodada de negócios e palestras sobre o desenvolvimento desse setor turístico, a 19ª Edição da Ruraltur coloca a capital sul-mato-grossense como o centro do turismo rural do país. O evento é uma iniciativa do Sebrae, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidade (Setescc).