Setur/RN presente na 10ª Mostra de Cinema de Gostoso

O evento acontece de 24 a 28 de novembro no município de São Miguel do Gostoso

Uma sala de cinema ao ar livre, na beira da praia, à luz do luar. Esse é o cenário que os turistas que vão visitar São Miguel do Gostoso durante esse fim de semana vão encontrar. Sempre destacando os destinos culturais do Rio Grande do Norte, o fomento da interiorização da atividade turística, e colaborando com seu o crescimento para o turismo e para população potiguar, a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/RN), e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do Banco Mundial via projeto Governo Cidadão, participou na noite desta sexta-feira (24), da abertura da 10ª Mostra de Cinema de Gostoso.

A mostra, realizada de 24 a 28 de novembro, apresenta para o público uma experiência única ao trazer o encanto do cinema para as areias da bela Praia do Maceió no município de São Miguel do Gostoso, litoral norte do RN. A mostra é prestigiada em todo país atraindo diversas pessoas em busca de conhecer as novas produções do audiovisual brasileiro. Trata-se do maior evento desse segmento no Brasil realizado à beira-mar.

Para a secretária adjunta de Turismo do Rio Grande do Norte, Danielly Rêgo, o trabalho que os realizadores fazem com a comunidade através do Coletivo é transformador. “Esse trabalho é muito importante. Parabenizo Eugênio e Matheus porque esse trabalho desenvolvido desde 2013 tem mudado a vida desses jovens e feito a diferença. Muitos hoje estão em universidades e institutos federais estudando audiovisual ou produção cultural”, destacou.

Eugênio Puppo, por sua vez, reforçou que o engajamento da comunidade no projeto é muito importante para seu êxito. “Há dez anos o povo de São Miguel do Gostoso abraçou a Mostra de Cinema, se envolveu e se dedicou para chegarmos até aqui. Sem eles nada disso seria possível e é por isso que agradecemos a cada um”, registrou.

Nesta edição, a Emprotur também realiza uma ativação com um espaço “instagramável”, local destinado para os visitantes posarem para fotos e postar nas redes sociais. “Apoiar, valorizar e fomentar o fluxo de visitantes aos destinos do RN é o pilar do nosso trabalho de promoção, temos muito orgulho de participar dessa mostra que é tão importante para o Estado”, destaca a diretora de Promoção Turística da Emprotur, Nayara Santana.

Acompanharam a governadora a secretária estadual de Cultura, Mary Land Brito, o diretor geral da Fundação José Augusto, Gilson Matias, e o diretor do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, a secretária adjunta de Turismo, Danielly Christine e a diretora de promoção e marketing da Emprotur, Nayara Santana.

Estiveram presentes, ainda, o prefeito de São Miguel de Gostoso, Renato de Doquinha, e o vice João Eudes, a secretária municipal de Turismo, Janielle Linhares, a deputada federal Natália Bonavides e a vereadora Brisa.

Sobre a Mostra de Cinema de Gostoso

Realizada todos anos, desde 2013, a mostra já é um evento que mobiliza os amantes do cinema e críticos com exibições de longas e curtas-metragens do cinema nacional divididos em mostras Competitiva, Panorama e Sessões Especiais. Também é um espaço para debates, seminários focados em produção do audiovisual e muito mais. A exibição dos filmes é aberta ao público.

153 alunos formados em 10 anos

Desde sua primeira edição em 2013, a Mostra de Cinema de Gostoso oferece uma série de cursos de formação técnica e audiovisual a jovens a partir de 18 anos de São Miguel do Gostoso e distrito dos arredores.

Os cursos de formação são a base do projeto da Mostra de Cinema de Gostoso. Realizados meses antes do início da mostra, eles têm como objetivo proporcionar aos jovens o domínio de diversas áreas da produção de cinema.

O conhecimento adquirido nas oficinas é colocado em prática com a realização de curtas-metragens e a participação na equipe de organização da Mostra de Cinema de Gostoso.

Imagem: Rogerio Vital - @RogerioVital