SETUR/RN inicia projeto de Turismo de Base Comunitária em 4 comunidades tradicionais do Rio Grande do Norte

São contempladas as comunidades Indígenas: Eleotérios do Catu (Canguaretama/Goianinha), Sagi Trabanda (Baía Formosa) e Jacu Sagi (Baía Formosa) e a Comunidade Quilombola de Sibaúma (Tibau do Sul).

Voltar Página | SETUR 19/05/2024

Com foco na Interiorização do Turismo, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR/RN) iniciou o Projeto de Turismo de Base Comunitária em 4 comunidades tradicionais potiguares. O projeto é uma realização da SETUR/RN em convênio com o SEBRAE-RN, com duração prevista de 18 meses. “Esse é um segmento do turismo em pleno desenvolvimento, pois está alinhado à sustentabilidade ambiental e social, respeitando a cultura e as tradições dos territórios. O Turismo de Base Comunitária possibilita ao visitante uma imersão ao estilo de vida daquele local. Iniciamos esse trabalho com quatro comunidades: três indígenas e uma quilombola, a ideia é ampliar para outros municípios nos próximos anos”, explica a secretária de Turismo Aninha Costa.

A primeira fase do projeto teve início nesta semana, com a visita às comunidades selecionadas. São elas: as Comunidades Indígenas Eleotérios do Catu (Canguaretama/Goianinha); Sagi Trabanda (Baía Formosa) e Jacu Sagi (Baía Formosa) e a Comunidade Quilombola de Sibaúma (Tibau do Sul).

Ao longo desta semana representantes da Secretaria de Turismo e as consultoras do Instituto Vivejar estiveram nas comunidades do projeto, com visita também às prefeituras onde as comunidades estão localizadas.

Nessa primeira etapa, são analisados os locais possíveis para visitação e os atores do Turismo de Base Comunitária, alinhando junto a eles as expectativas, desafios e dúvidas acerca do projeto. Após esse trabalho inicial nos territórios, será elaborado o diagnóstico para o desenho das ações seguintes, a serem validadas com as lideranças, bem como ser apresentado aos conselhos municipais de turismo e a Instância de Governança Regional Costa das Dunas, região que os municípios pertencem.

O convênio assinado pela Governadora Fátima Bezerra, em abril deste ano celebrado, entre a SETUR/RN e o SEBRAE/RN contempla ainda outras ações, como a elaboração de projetos executivos municipais, como os de Apodi, Sítio Novo e Felipe Guerra, bem como o estudo de viabilidade técnica do roteiro de visitação para apreciação de baleias Jubartes, no litoral sul do estado.