• Home
  • /Viçosa – RN

Viçosa – RN

HISTÓRICO:

O nome Viçosa foi dado pelo português Miguel Caldas Caldeira de Pina Castelo Branco, que ao subir a serra ficou maravilhado com a beleza do vale e falou: “Outra Viçosa”, isto por já existir em Portugal a vila Viçosa, antiga residência dos Duques de Bragança. Sua autonomia política deu-se no dia 28 de dezembro de 1963, por força da Lei nº 3.045, desmembrando-se de Portalegre. O município de Viçosa está situado no Alto Oeste Potiguar, uma distância de 358 km da capital.

O município possui uma área de 38 km² e uma estimativa populacional de 1.725 habitantes, segundo o IBGE (2020). O município limita-se ao norte com Riacho da Cruz; ao sul com os municípios de Portalegre e Martins; ao leste com Umarizal e ao Oeste com Portalegre. Viçosa é uma cidade de destaque por sua paisagem verde, com ruas arborizadas com mangueiras.

COMO CHEGAR:

PONTOS TURÍSTICOS DE VIÇOSA – RN:

1.         Gruta Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Aproveitando a beleza e frondosa sombra de um antigo juazeiro, foi construída nos meados de dezembro de 1997, a gruta em homenagem à padroeira do município. A gruta está localizada na Av. Kerginaldo Forte e no local é realizado missas, novenas, celebrações da igreja católica e concentração de manifestações comunitárias.

2.         Casa de Cultura Popular “Palácio das Louceiras”

A Casa de Cultura “Palácio das Louceiras”, inaugurada no ano de 2005, está localizada na Av. Antônio Bruno da Silva. Esse nome é uma homenagem as Louceiras de Viçosa que transformavam o barro em uma peça de saber, com um conjunto de histórias, dando forma material com conhecimentos imateriais.

3.         Mina das Pedras Brancas

A Mina das Pedras Brancas está localizada na cidade de Viçosa, aproximadamente 1km da zona urbana em direção a cidade de Martins. A atividade extrativista da mina começou no ano de 1989 por um grupo de várias regiões, inclusive da Bahia, mas perdurou por volta de 11 meses. O local é de fácil acesso e muitos turistas utilizam o local para o registro fotográfico das belas paisagens, outros para realizar o percurso de trilhas e conhecer as pedras cristalinas existente na mina.

4.         Trilha do Rancho Alegre

O Local é mais conhecido por Olhos D’água, pois existe uma fonte natural, a qual é conservada por todo o ano, contendo um mirante natural, que avista alguns municípios da região.

6.         Olhos d’água dos Dormentes

Atrativo natural, pois existe uma fonte perene de água. Um ponto pouco explorado e fica no pé da serra de Portalegre, mas em solo viçosense.

7.         Pórtico Mariana Suassuna de Alencar

Cartão postal da cidade mais arborizada do Estado, com uma infraestrutura invejável, que encanta a todos os visitantes e turistas que nele passam.

8.         Boteco do Rancho

A sua casa de taipa em pleno século XXI, um lugar calmo, aconchegante, ao som dos pássaros e muita beleza natural, acompanhada de uma boa culinária nordestina.

9.         Complexo Poliesportivo Dra. Julieta Dantas

Espaço amplo/verde contendo parque infantil, bares, banheiros, quadra de vôlei de areia, quadra de futsal oficial, espaço para caminhada e academia. É neste complexo que acontece a tradicional Jornada Cultural e Esportiva de Viçosa.

10.       Praça de Eventos Valdemar Sabino Almeida

            Localizada na avenida Maria Gurgel de Amorim, a praça de eventos Valdemar Sabino é palco de eventos cotidianos da cidade de Viçosa, como a festa de Emancipação Política e demais datas comemorativas. Ampla e arborizada, é composta de quiosques com os mais variados serviços de alimentação, o equipamento urbano municipal atrai visitantes e munícipes constantemente.

DATAS COMEMORATIVAS DE VIÇOSA – RN:

  • Festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – setembro;
  • Encanta Viçosa “festa junina” – junho;
  • Jornada Cultural e Esportiva de Viçosa – dezembro;
  • Dia do Evangélico – dezembro;

Emancipação Política – 28 de dezembro.

GALERIA DE FOTOS: