[:pt]Turismo RN promoverá Festival Gastronômico de Pipa 2016[:]

[:pt]Turismo RN promoverá Festival Gastronômico de Pipa 2016[:]

15 de setembro, 2016 Off Por Setur RN

[:pt]Se a Praia da Pipa já oferece paisagens paradisíacas, uma noite badalada, excelentes pedidas de hospedagem e opções variadas de restaurantes, a partir de amanhã (16) ganha também a 12ª edição do Festival Cultural e Gastronômico. Este ano, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e com recursos do RN Sustentável, vai realizar, em conjunto com a organização do evento, o Festival.

“Nossa intenção é promover o turismo pelo viés da cultura e com envolvimento da comunidade local, como forma de fomentar o desenvolvimento regional por meio da integração dos demais setores que constituem a cadeira produtiva do turismo. Tudo isso alinhado ao planejamento previsto no Plano Estratégico do Turismo, que propõe a inclusão das cidades dos polos turísticos, tanto nas ações de divulgação quanto nos eventos”, ressalta o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

A presidente da Emprotur, Aninha Costa, enfatiza ainda mais essa aposta do turismo potiguar: “O turismo cultural é um novo filão que temos apostado, sobretudo no período de baixa temporada. Iniciamos com a realização das edições do Fest Bossa & Jazz em São Miguel do Gostoso e Mossoró, depois em Natal e Pipa, incluindo um Press Trip com 12 jornalistas das mídias nacional e internacional, e agora com o Festival Gastronômico de Pipa”, completa.

A abertura do Festival começa às 18h desta sexta, na Arena Gastronômica montada em Pipa, seguida pela oficina do Restaurante Camarão na Fazenda, vencedor da categoria Prato Principal, em 2015. Em seguida, às 20h, tem a Maxixada com Camarão – Tacho Beneficente, preparada por chefs profissionais e com renda revertida ao Projeto Afeto. E por último acontece o serviço do Tacho Projeto Afeto. A programação é diária e segue até o próximo dia 24 (sábado).

Renomados chefs de renome nacional e internacional integrarão a série de oficinas, workshops e palestras no evento. A programação acontece toda na Arena Gastronômica e no Shopping Vila da Pipa, onde acontece neste sábado a ‘Oficina das Cachaças Potiguares, às 19h30, e palestra sobre a ‘Cultura Gastronômica Potiguar’, às 20h30, com o chef Thiago Gomes. Mas e que tal um pão de café com manteiga de umbu? E petiscos sem glúten ou lactose? São apenas algumas da ampla programação do festival.[:]