[:pt]Terceira rodada de reuniões dos polos turísticos do RN em 2019 teve encerramento nesta terça (3), na Costa Branca [:]

4 de setembro, 2019 Off Por Setur RN

[:pt]Desde o último dia 23 de agosto equipe da secretaria de turismo percorre os cinco polos turísticos do estado participando das reuniões dos conselhos regionais. Com realização periódica, os encontros são espaços de definição de metas e estratégias para tornar cada região mais produtiva, no que diz respeito a implementação da atividade turística.

“Nesta edição, focamos nossa ação na apresentação da institucionalização das Instâncias de Governança Regionais, processo que envolve integração e cooperação entre os atores da atividade turística”, explica a subsecretária de Turismo, Solange Portela.

A institucionalização da IGR’s está abrigada no Programa Nacional de Regionalização do Turismo, no qual estão previstas estratégias de mapeamento, categorização, formação, fomento à regionalização, comunicação e monitoramento.

Para a secretária de turismo, Aninha Costa, a participação nas reuniões dos conselhos aproxima e também integra o trabalho realizado pela secretaria. “Nesse momento pós-divulgação do novo Mapa do Turismo pelo Ministério, buscamos auxiliar os municípios que integram o mapa na institucionalização de suas instâncias de governança, que já existem. O trabalho é focado na profissionalização dos municípios para atender a demanda turística”.

Nesse sentido, a Setur realiza no próximo dia 19 de setembro, seminário sobre o processo de institucionalização das Instâncias de Governança Regionais (IGR’s), com presença de representantes de todos os municípios que compõe o Mapa do Turismo no estado e membros dos conselhos regionais.

Em novembro, acontecerá a última rodada de reuniões dos conselhos em 2019, com datas e cidades ainda a serem definidas.[:]