Setur e membros do Conetur para última reunião de 2020

Setur e membros do Conetur para última reunião de 2020

30 de novembro, 2020 Off Por Setur RN

Aconteceu nesta segunda-feira (30) a última reunião de 2020 do Conselho Estadual de Turismo (Conetur). Na pauta estiveram diversos temas, entre eles a apresentação sobre o andamento das obras de requalificação das praças do Centro Histórico de Natal e do Complexo da Rampa, conduzida pelo secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho.

Pelo menos seis das catorze praças serão entregues ainda este ano, que são: a Praça do Estudante, a Praça Sete de Setembro, a Praça das Mães, a Praça Cap. José da Penha, o Largo do Memorial Câmara Cascudo e a Praça Pe. João Maria. As com calendário de conclusão no próximo ano são: a Praça André de Albuquerque, a Praça Djalma Maranhão, a Praça Walfredo Gurgel e a Praça Augusto Severo. Já o Complexo da Rampa está em fase final de execução, com 85% concluído.

A secretária do turismo Aninha Costa, aproveitou o momento e também atualizou os membros do conselho sobre as obras do Governo Cidadão que serão entregues no ano que vem, as quais a Setur participa da fiscalização junto a Fundação José Augusto. Teatro Alberto Maranhão, Pinacoteca, Biblioteca Câmara Cascudo, Memorial Câmara Cascudo, Teatro Lauro Monte Filho e Forte dos Reis Magos são equipamentos turísticos com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021.

Um outro assunto da reunião foi a proposta de criação de uma comissão para acompanhamento do litoral do estado, principalmente em relação ao lixo descartado de maneira inadequada na natureza, poluindo as dunas e praias. O vice-governador Antenor Roberto, que também fazia parte do momento sugeriu a possibilidade dessa ação acontecer em paralelo a atuação de fiscalização nas áreas de proteção e duna em parceria com instituições estaduais.

A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) realizou ainda a prestação de contas das ações do último trimestre, desempenhadas depois do Plano de Retomada, além da apresentação do planejamento para 2021. Entre os pontos abordados estavam a expansão da malha aérea no RN, com boas previsões para a alta estação, e o Programa Turismo Cidadão, que distribuiu mais de mil vouchers em três meses e prorrogou a utilização dos de outubro e novembro até 30 de abril.