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Brasil reafirma compromisso com sustentabilidade com retomada de logomarca internacional

“Marca Brasil” será usada em ações de promoção turística e comercial do país no exterior

Voltar Página | SETUR 28/03/2024

As agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), retomam a utilização da antiga logomarca que o país utilizou como Nation Brand entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”. A medida é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental. Cerimônia que será realizada nesta terça-feira (14) em Brasília, inaugura a retomada da marca, que passará por um rebranding em concurso público de designers.

A Marca Brasil foi desenvolvida com curvas e cores que valorizam a diversidade cultural e natural do país. “É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta. A marca está conectada com um Brasil que respeita e valoriza a diversidade de nosso povo, e um Brasil que tem compromisso em conservar nossa biodiversidade e avançar na neutralização das emissões de carbono”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“A retomada da Marca Brasil é um símbolo do protagonismo que teremos no planeta na formulação de políticas para enfrentar a crise climática, e, sem dúvidas, o turismo sustentável será uma das soluções para esse intercâmbio necessário entre os países do hemisfério norte e sul”, completou Freixo.

 

SIGNIFICADO E REBRANDING

 

Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. No evento que marcou seu relançamento, a Embratur e a ApexBrasil anunciaram a realização de um concurso público para atualização da arte.

A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.

O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.

 “Esse histórico foi jogado fora pelo antigo governo, que criou uma marca sem estudo técnico e cujo slogan era inadequado na mensagem, que remetia ao turismo sexual. A formulação e criação da Marca Brasil foi um marco na história do Brasil, feita por meio de um concurso fundamentado em pesquisas de mercado e critérios estritamente técnicos de seleção e que, por isso, está sendo retomada", explica Marcelo Freixo.

 

SUSTENTABILIDADE

 

A atualização da Marca Brasil é o marco temporal da mudança da estratégia de promoção internacional do turismo brasileiro. A nova direção da Embratur criou em sua estrutura a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas e dará centralidade a este tema em sua atuação, formulando políticas e negociando parcerias internacionais em favor da neutralização da emissão de carbono nos destinos turísticos do Brasil. O corpo técnico também atuará para induzir estes destinos a incorporar políticas de sustentabilidade.

“O Brasil que a Embratur vai promover é o Brasil que estamos construindo. É o Brasil que combate a pobreza, que combate o racismo, é sustentável e vai ajudar o mundo a enfrentar a crise climática. E o mundo vai entender isso, e vai querer fazer parte disso. O recado é: nos ajude a ser o Brasil que o mundo deseja”, convidou Freixo. “Para nós, o Turismo é parte da solução, é comida no prato, é desenvolvimento, é renda. Portanto, o setor é parte central da estratégia de desenvolvimento econômico e social do governo federal”, completou. 

 

USO COMERCIAL

 

A Marca Brasil retorna como uma Nation Brand que representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a APEX Brasil. No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.

 

Fonte: Embratur