[:pt]Governo do RN debate tráfego de veículos não licenciados no litoral e zonas de proteção ambiental[:]

[:pt]Governo do RN debate tráfego de veículos não licenciados no litoral e zonas de proteção ambiental[:]

2 de outubro, 2020 Off Por Setur RN

[:pt]Manter e intensificar a fiscalização nas áreas de proteção ambiental, para coibir o tráfego de veículos não licenciados e prevenir acidentes, foi o objetivo da reunião ocorrida na manhã desta nesta quinta-feira (01), no Centro de Convenções de Natal. O Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) reuniu todas as secretarias de Estado e órgãos envolvidos, os municípios onde há formação de dunas, lagoas e as entidades associativas relacionadas ao transporte turístico off road. A reunião foi conduzida pelo vice-governador, Antenor Roberto e pela secretária de turismo, Ana Maria da Costa.

Na reunião foram debatidas maneiras de apoiar o setor que foi mais atingido pela pandemia do coronavírus, o turismo. “A atividade turística tem a possibilidade de recuperação neste fim de ano e enquanto Estado, é nosso dever oferecer mais segurança ao turista, aos que exploram as atividades de passeio na orla, nas dunas, nas nossas praias e lagoas de forma que isso impulsione o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, ressaltou o vice-governador, Antenor Roberto.

“As atividades de toda a cadeia do turismo foram duramente afetadas pela pandemia do coronavírus. Estamos iniciando o processo de retomada das atividades e nosso objetivo aqui é buscar soluções para garantir a melhor experiência aos turistas com segurança para trabalhadores”, disse a secretária Ana Maria da Costa.

Como é característica do Governo da professora Fátima Bezerra, as decisões são construídas coletivamente. Os representantes dos municípios apresentaram as demandas e especificidades de cada localidade e se já existem alguma medida ou órgão de fiscalização de caráter municipal.

O diretor do Idema, Leon Aguiar, explicou que no litoral do RN há uma maior incidência de tráfego nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) de Genipabu e Bonfim. “O Idema enquanto órgão responsável pelas APAs busca o fortalecimento do trabalho de fiscalização dessas áreas. Esse trabalho passa diretamente pelo envolvimento de todas as instâncias municípios, Estado e União para promover a conscientização de todos. É isso que estamos fazendo, unindo esforços para promover o desenvolvimento do turismo, com responsabilidade ambiental”, destacou.

Dentro de quinze dias, os municípios apresentarão ao Governo do Estado estratégias para a construção de um programa piloto, que pode servir de base para um novo marco regulatório que atenda às necessidades da atividade turística, preservando o meio ambiente e promovendo segurança ao turista e aos trabalhadores do setor.

Participaram também da reunião, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Procuradoria Geral do Estado, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente Departamento de Estradas de Rodagem, Comando De Polícia Rodoviária Estadual, Departamento Estadual de Trânsito Central, Sindicato dos Bugueiros Profissionais do RN, Superintendência do Patrimônio da União, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Companhia Independente de Proteção Ambiental e a Associação Potiguar de Off Road.

Também estiveram presentes os gestores dos municípios de Baía Formosa, Tibau do Sul, Georgino Avelino, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Natal, Rio do Fogo, Touros, Pedra Grande, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, São Miguel do Gostoso, Galinhos e Parnamirim.[:]