• Home
  • /Notícias
  • /Setur reúne municípios para reforçar ações integradas de fiscalização no litoral
Setur reúne municípios para reforçar ações integradas de fiscalização no litoral

Setur reúne municípios para reforçar ações integradas de fiscalização no litoral

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo reuniu nesta terça-feira (23/03) a Secretaria de Segurança Pública, o Departamento de Estradas de Rodagem, a Procuradoria Geral de Justiça e os Secretários de Turismo dos municípios do litoral; para alinhar ações conjuntas de fiscalização visando o cumprimento das medidas de isolamento social previstas no decreto nº 30.419, bem como, coibir a ação clandestina de passeios e atividades turísticas. A reunião foi conduzida pelo vice-governador, Antenor Roberto, pela secretária do Turismo, Aninha Costa e pelo secretário Fernando Mineiro, coordenador do Pacto Pela Vida .

“Todo o esforço desses 14 dias de restrição no funcionamento de atividades, só será válido se realmente conseguirmos reduzir a circulação de pessoas no território estadual e consequentemente a diminuirmos da taxa de transmissibilidade da covid-19.  A mensagem do Governo do Estado é a União de todos, para que o sacrifício seja recompensado com a diminuição de casos”, destacou o vice-governador Antenor Roberto. 

Ao longo da reunião, os municípios presentes relataram as ações que estão sendo realizadas, como barreiras sanitárias em locais estratégicos, orientações e fiscalização. Os municípios ainda afirmaram estar cumprindo as determinações estabelecidas no decreto estadual e se comprometeram em intensificar as ações.

A secretária de turismo, Ana Maria da Costa, se solidarizou com os gestores municipais e com todos aqueles que fazem o turismo e lembrou que esta é uma ação dura, porém necessária neste momento. “Precisamos compreender que o Rio Grande do Norte, não é uma ilha. O Brasil é considerado hoje, o epicentro mundial da pandemia e estados vizinhos estão medidas ainda mais restritivas do que as adotadas no RN.  Compartilho o nosso apelo para que todos trabalhem em conjunto, fazendo uma verdadeira força tarefa para sairmos dessa situação o mais breve possível”, ressaltou Aninha.

O encontro contou com a participação do gestores estaduais Cel. Francisco Araújo (Segurança Pública), Coronel Alarico (Comandante-geral da Polícia Militar), Manoel Marques (Diretor-geral do DER), Rômulo Lins (Dir. de Transportes do DER) e a Promotora de Justiça Dra. Thatyana Kaline, representando a Procuradoria Geral de Justiça.

Participaram da reunião os secretários de turismo dos municípios de Natal, Parnamirim, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Galinhos, Maxaranguape, Grossos, Pedra Grande, Extremoz, Ceará-Mirim, Guamaré, Rio do fogo, Touros, Porto do Mangue, Areia Branca, Caiçara do Norte, Nísia Floresta e Tibau.