• /Notícias
  • /Setur reúne municípios para reforçar ações integradas de fiscalização no litoral

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo reuniu nesta terça-feira (23/03) a Secretaria de Segurança Pública, o Departamento de Estradas de Rodagem, a Procuradoria Geral de Justiça e os Secretários de Turismo dos municípios do litoral; para alinhar ações conjuntas de fiscalização visando o cumprimento das medidas de isolamento social previstas no decreto nº 30.419, bem como, coibir a ação clandestina de passeios e atividades turísticas. A reunião foi conduzida pelo vice-governador, Antenor Roberto, pela secretária do Turismo, Aninha Costa e pelo secretário Fernando Mineiro, coordenador do Pacto Pela Vida .

“Todo o esforço desses 14 dias de restrição no funcionamento de atividades, só será válido se realmente conseguirmos reduzir a circulação de pessoas no território estadual e consequentemente a diminuirmos da taxa de transmissibilidade da covid-19.  A mensagem do Governo do Estado é a União de todos, para que o sacrifício seja recompensado com a diminuição de casos”, destacou o vice-governador Antenor Roberto.

Ao longo da reunião, os municípios presentes relataram as ações que estão sendo realizadas, como barreiras sanitárias em locais estratégicos, orientações e fiscalização. Os municípios ainda afirmaram estar cumprindo as determinações estabelecidas no decreto estadual e se comprometeram em intensificar as ações.

A secretária de turismo, Ana Maria da Costa, se solidarizou com os gestores municipais e com todos aqueles que fazem o turismo e lembrou que esta é uma ação dura, porém necessária neste momento. “Precisamos compreender que o Rio Grande do Norte, não é uma ilha. O Brasil é considerado hoje, o epicentro mundial da pandemia e estados vizinhos estão medidas ainda mais restritivas do que as adotadas no RN.  Compartilho o nosso apelo para que todos trabalhem em conjunto, fazendo uma verdadeira força tarefa para sairmos dessa situação o mais breve possível”, ressaltou Aninha.

O encontro contou com a participação do gestores estaduais Cel. Francisco Araújo (Segurança Pública), Coronel Alarico (Comandante-geral da Polícia Militar), Manoel Marques (Diretor-geral do DER), Rômulo Lins (Dir. de Transportes do DER) e a Promotora de Justiça Dra. Thatyana Kaline, representando a Procuradoria Geral de Justiça.

Participaram da reunião os secretários de turismo dos municípios de Natal, Parnamirim, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Galinhos, Maxaranguape, Grossos, Pedra Grande, Extremoz, Ceará-Mirim, Guamaré, Rio do fogo, Touros, Porto do Mangue, Areia Branca, Caiçara do Norte, Nísia Floresta e Tibau.