• Home
  • /Notícias
  • /Governo do RN e Fecomércio anunciam criação de Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar
Governo do RN e Fecomércio anunciam criação de Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar

Governo do RN e Fecomércio anunciam criação de Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar

O sistema é um dos maiores legados para o turismo do Rio Grande do Norte

A Secretaria de Turismo e a EMPROTUR visando uma eficiente gestão e, cada vez mais, utilizando de ferramentas estratégicas para auxiliar no processo de tomada de decisão decidem ampliar a geração de inteligência de dados ligados à atividade turística, com a criação do Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar. O projeto é uma parceria do Governo do Estado com o setor de inteligência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio. A solenidade de assinatura do convênio ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), na Governadoria. Na ocasião, a Governadora Fátima Bezerra e o presidente da Fecomércio Marcelo Queiroz, oficializam o início de um projeto inovador para o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Norte.

A governadora Fátima Bezerra falou que o atual momento exige de todos nós reinvenção. “Estamos construindo e ampliando parcerias que permitem avançarmos a partir de informações e dados concretos. Tudo com muita transparência e seriedade como é nosso governo, que investe R$ 700 mil para dotar o estado de uma ferramenta eficiente para melhorar nossa competitividade no setor através do planejamento de ações e da definição de políticas públicas para um setor que oferece várias opções de trabalho e renda”.

Com a criação do sistema de inteligência voltado à análise da atividade turística, o Rio Grande do Norte terá uma base dados robusta e confiável, para o acompanhamento dos indicadores mais importantes do setor, utilizados para o planejamento das metas de competitividade e de sustentabilidade, tendências, dinâmica e posição no mercado. A ferramenta de inteligência comercial proporcionará mais assertividade na tomada de decisões e contribuirá na melhor gestão dos recursos aplicados no turismo do RN.

Para Aninha Costa, o Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar em parceria com a Fecomércio é a ampliação do trabalho de inteligência já desenvolvido por ambas as instituições em prol do turismo. “Esse sistema ficará com um legado para todo o trade turístico potiguar. O RN já vem se destacando pelo uso propositivo de dados e essa parceria com a FECOMERCIO irá colaborar muito para a gestão do nosso destino“, conclui a secretária de Turismo.

“A ideia é que tenhamos um manancial inesgotável de informações estratégicas sobre quem nos visita, quando, como e, principalmente, o que eles levam de impressões, encantamentos, frustrações e anseios. Com os dados que a plataforma irá disponibilizar o Estado, na sua mais plena acepção, poderá agir de maneira muito mais assertiva para estimular o setor, assim como os empreendedores do turismo poderão nortear cada passo de seus negócios, elevando bastante os seus graus de eficiência e eficácia”, afirmou o presidente Marcelo Queiroz.

Todas as entidades que fazem o trade turístico do Rio Grande do Norte prestigiaram a solenidade.

Imagem: Robson Araújo.